Serviço de engenharia e agrimensura, topografia

Topografia é a ciência que trata da representação gráfica de uma pequena extensão de terra, expondo sua forma, planimetria, relevo, detalhes naturais e artificiais. Em geral, estes dados têm uma influência decisiva no preço de um lote ou parcela de terreno, portanto, se você quiser vender ou adquirir um terreno, você deve primeiro conhecer sua topografia e assim dar-lhe o valor que merece. Mas este tipo de detalhes só podem ser consultados em mãos de especialistas.

A importância do levantamento topográfico

O levantamento topográfico de um terreno serve para determinar o uso que pode ser dado a ele. Eles devem ser realizados por especialistas para que eles possam usar seus cálculos para determinar se um terreno está em uma zona de risco ou se é afetado de alguma forma como resultado do recuo de riachos e florestas. Em várias ocasiões, constatou-se que a má administração desses estudos leva a problemas como problemas de fronteiras, deslizamentos de terra, danos às estruturas, perda de vidas humanas e enchentes.

Levantamentos topográficos de terrenos difíceis servem como guia para determinar as áreas exatas de corte ou preenchimento, contribuindo para diminuir o impacto que uma construção pode causar sobre a topografia natural do terreno.

O levantamento topográfico de um terreno não deve ser tomado como um capricho, torna-se obrigatório conhecer exatamente os diferentes níveis do terreno e o ângulo de inclinação no caso de estar em declive, além de ser indispensável em campos de trabalho como a agricultura, a arquitetura e o meio ambiente.

A fim de descobrir o valor de uma parcela de acordo com sua topografia, os especialistas recomendam fazer o seguinte exercício;

Quando você quer determinar o custo de um terreno com uma topografia alta, você pode primeiro se referir aos custos de adaptação para torná-lo semelhante a um terreno plano, depois olhar o preço da demanda que os lotes têm em terrenos planos, e este valor é subtraído dos custos dos trabalhos de adaptação. O resultado para aqueles que querem vender pode ser desconcertante, pois quanto mais irregular for a terra, mais afetará negativamente seu preço.

A construção em terreno com inclinação acentuada afeta seu valor, pois o engenheiro agrimensor, engenheiro civil e topógrafo deve fazer um estudo minucioso das obras que podem ser executadas no mesmo, para tentar compensar a instabilidade do terreno. Com este tipo de terreno às vezes é necessário construir muros de contenção ou telas amarradas, estes elementos podem aumentar os custos o suficiente, mesmo deixando um terreno inclinado pela metade do preço em comparação com uma superfície plana. Isto pode ser tomado como uma vantagem para o comprador ou uma desvantagem para o vendedor.

Felizmente nem tudo está perdido, enquanto os terrenos planos são os mais procurados devido ao seu baixo custo de adequação, os lotes inclinados também podem reduzir seus custos com a ajuda de sistemas de engenharia como.

Você precisa de um levantamento topográfico? Consulte os especialistas.